terça-feira, 30 de julho de 2013

Músicos e amigos de Dominguinhos celebram missa em Fortaleza

Celebração acontece na Paróquia da Igreja do Otávio Bonfim.
Sanfoneiro cearense Waldonys que era amigo íntimo de Dominguinhos. 

 

Gioras Xerez Do G1 CE
Dominguinhos durante show em 13 de dezembro de 2012, em Exu (PE), terra natal de Luiz Gonzaga, na comemoração do centenário. (Foto: Luna Markman / G1 PE)Dominguinhos durante show em dezembro de 2012,
em Exu (PE) (Foto: Luna Markman / G1 PE)
Amigos e admiradores de Dominguinhos vão se reunir em uma missa de sétimo dia do músico, nesta terça-feira (30), às 19h, na Paróquia da Igreja do Otávio Bonfim, no Bairro Otávio Bonfim em Fortaleza. A missa é organizada pelo músico e sanfoneiro cearense Waldonys que era amigo de Dominguinhos.
Sobre a celebração, Waldonys falou, ainda emocionado, que trata-se de uma homenagem para aquele que foi ao lado de Luíz Gonzaga o maior sanfoneiro do Brasil. "É uma singela homenagem para um irmão, amigo, conselheiro e músico Dominguinhos. Vão estar presentes na missa vários amigos dele como os músicos Adelson Viana e Fausto Nilo. Será um momento para lembrarmos o quanto ele foi importante para cada um de nós e para a cultura brasileira", afirmou Waldonys.
Amizade e último encontro
Waldonys afirmou que a última vez que esteve com o músico, foi durante a homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, em Exu, Pernambuco. "Eu participei das festividades do centenário do Rei do Baião em dezembro de 2012. O Dominguinhos tocou numa segunda-feira, dia 12 de dezembro, e eu no dia seguinte, na terça-feira. Conversamos muito e colocamos o papo em dia. Ele estava feliz e animado com as festividades. Foi o último show dele", contou.
Waldonys (Foto: Tiago Pedro)Waldonys conheceu Dominguinhos ainda criança em
1983, durante um show de forró (Foto: Tiago Pedro)
Waldonys ainda lembrou como conheceu Dominguinhos. Segundo o sanfoneiro cearense o encontro ocorreu em 1983, quando Waldonys tinha apenas 11 anos. "O primeiro encontro aconteceu quando eu era uma criança. Foi em um show em Mossoró, Rio Grande do Norte. Ele me viu tocando e gostou do meu estilo. Depois desse dia jamais perdemos contato. Sempre viajava com ele e foi durante essas viagens que conheci Luiz Gonzaga e outros artistas. Devo minha carreira ao Dominguinhos e por isso que até hoje sinto sua morte", diz Waldonys emocionado.
Dominguinhos lutava contra um câncer de pulmão havia seis anos. Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos faleceu aos 72 anos na última quarta-feira (24)  em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde 12 de janeiro.
Dominguinhos
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.

No Ceará, Fortaleza tem o maior IDH, diz estudo; Salitre tem o menor índice

Ceará tem o maior índice de frequência escolar com crianças de 5 e 6 anos.
Cidades do Nordeste do Brasil tiveram o maior crescimento em 20 anos.

 

No Ceará, Fortaleza tem o maior IDH, diz estudo; Salitre tem o menor índice

Ceará tem o maior índice de frequência escolar com crianças de 5 e 6 anos.
Cidades do Nordeste do Brasil tiveram o maior crescimento em 20 anos.

André Teixeira Do G1 CE
 
Fortaleza e Salitre têm o maior e menor índice de desenvolvimento humano respetivamente entre as 184 cidades do Ceará, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgados nesta segunda-feira (29). Fortaleza tem IDH de 0,754, enquanto Salitre tem 0,540. O índice varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação.
Para se calcular o IDHM, são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). No caso da renda, é avaliado o rendimento per capita (por pessoa) do município. Ainda segundo a pesquisa, o IDH cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, em todas as cidades do Brasil.
Das 27 unidades federais, o Ceará tem o 11 º pior IDH, com valor de 0,682. O Ceará tem IDH abaixo de estados como Rio Grande do Norte, Paraná e Espírito Santo. Distrito Federal é a unidade com maior IDH, de 0,824.
Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”.
  •  
idhm - índice de desenvolvimento humano municipal 2013 (versão 2) (Foto: Editoria de Arte / G1)
Frequência escolar
O Ceará se destaca com o maior índice de frequência escolar entre crianças com 5 e 6 anos de idade entre os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Segundo a pesquisa, 96,29% das crianças nessa idade frequentam a escola regularmente.
Entre alunos de idades mais avançadas, no entanto, o Ceará não repete o índice. Entre jovens com idade entre 11 e 13 anos, 86,02% frequentam a escola, o que coloca o Ceará em 12º nesse quesito. Já entre pessoas com 18, 19 ou 20 anos, 37% têm o ensino superior completo; 13 estados ficam acima do Ceará nesse índice.
Dos 5.565 municípios do Brasil, somente cinco (Águas de São Pedro-SP, São Caetano-SP, Santos-SP, Vitória-ES, Florianópolis-SC) são classificados como de "muito alto desenvolvimento" em educação
De acordo com dados do Atlas 2003, reformulados em 2013, nenhum município atingia a classificação “muito alto desenvolvimento” e somente três eram considerados como “alto”: São Caetano do Sul , Santos e Vitória.
Maior evolução na renda
Considerando apenas os índices de renda, das 10 cidades que registram maior evolução entre 1991 e 2010,  quatro são do Norte e seis do Nordeste. Das 5.565, Fortaleza fica na posição de número 5125 entre os municípios com maior renda do país.
Apesar de aumentos superiores a 80% no índice de renda, todos os municípios têm IDHM geral classificados como de "baixo desenvolvimento" (entre 0,500 e 0,599) e de "médio desenvolvimento" (entre 0,600 e 0,699).
O município que registrou o melhor resultado no crescimento da renda foi Nova Colinas, no Maranhão, cujo IDHM renda passou de 0,229 no atlas de 1998 (dados de 1991) para 0,502 no atlas de 2003 (dados de 2000) - aumento de quase 120% na renda. Embora apresente a maior evolução na renda, Nova Colinas tem renda per capita de R$ 181,59.
A cidade de Poço de José de Moura (PB) teve a segunda melhor evolução (117%) e Carrasco Bonito (TO) ficou em terceiro, com incremento de 102%.

segunda-feira, 29 de julho de 2013


O nordeste está órfão, e o trono vazio, os céus em festa e a terra triste


No nordeste, a ausência da chuva a seca que castiga não derrota o bravo sertanejo que sempre encontro motivos para sorrir e cantar. Festejar a própria miséria e sorri da sua desgraça parece ser isso que o sertanejo faz melhor.
Zombar dos empecilhos da vida e driblar o destino para sobreviver a meio tantos desatinos que a vida oferece. Mas há uma força superior a qual o heroico sertanejo não pode vencer.
Salomão bem escreveu quando disse que nenhum homem tem domínio sobre o espírito para retê-lo nem tem poder sobre o dia da morte nem há armas nesta peleja. E é por isso que o nordeste está órfão e o seu trono ficou vazio os céus em festa e a terra triste.
Primeiro foi o rei do baião Luiz Gonzaga, e agora o príncipe do forró, Dominguinhos.



 E como eles mesmos cantaram:
 Forró no escuro,
Deus lá de cima viu
Que aqui tava bom de mais.
No nordeste que sem pré foi
Mel e fel
Ficou sem rum nem prumo,
Como não tem jeito que dê jeito
Nem adiantou
Olhar pro céu
Cantar viva o rei
Alvorada da paz e
Apelo ao soberano,
Porque eles já tinham
Um lugar ao sol.
Deus tocou no nosso ponto franco
E recolheu a última estrela
De volta ao seu aconchego
Depois da asa branca
A estrela Gonzaga
Dominguinhos,
Sem se despedir de mim disse:
Não prende minhas asas,
Tô indo embora.
Vou voltar
 A casa grande.
Deixou uma saudade matadeira,
A sanfona sentida
E foi cantar viva ao rei
Na nova Jerusalém
Na cabana do rei
Um baião de dois
Com a estrela Gonzaga.
Enquanto tem festa no céu,
Pra nós só resta dizer
Valha me Deus, senhor são Bento.
E chorar no umbuzeiro da saudade
A triste partida
Do baião que vai
A festa dos santos réis.


Francis Gomes

 

 

 

 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JOVENS DE FARIAS BRITO NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - JMJ Rio 2013

O Padre Adalmiran Vasconcelos, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Farias Brito, juntamente com 9 Jóvens encontram-se no Rio De Janeiro participando da Jornada Mundial da Juventude-Rio2013.
"Ide e Fazei Discipulos entre Todas as Nações" (Mt 28,19)


Acompanhe toda a viagem no Face de Adalmiran Vasconcelos.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

JUBILEU DE OURO SACERDOTAL DO PADRE VALDEMAR FERNANDES DE PINHO

 O Padre Valdemar celebrou Missa com o Pe. Adalmiran neste domingo, dia 20 de julho, na Igreja Mariz de Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito, onde, há 50 anos celebrou a Primeira Missa.
Padre Valdemar celebrou, também, no Sítio São João, na Capela de N. Sra. das Graças, em Nova Betânia, e as 19 horas deste domingo na Matriz de N. Sra. da Penha em Crato.

DADOS BIOGRÁFICOS:
Padre Valdemar nasceu no Sítio São João, município de Farias Brito-CE, a 1º de novembro de 1934, filho de Manoel Fernandes de Pinho e Alexandrina Gonçalves Lustosa. Recebeu o Sacramento do Batismo, na Capela de Santo Antonio, Distrito de Cariutaba/Jucás-CE. Fez a primeira comunhão aos 7 anos, na Capela de Nossa Senhora das Graças, Distrito de Nova Betânia/Farias Brito-CE. Entrou no Seminário da Sagrada Família, na cidade de Crato-CE, em fevereiro de 1950. Cursou Filosofia no EscolasticadoSão José, em Passo Fundo-RS. O seu estudo de Teologia foi no Seminário Cristo Rei, em Camaragibe-PE. Foi oedenado Sacerdote, por Dom Vicente Araujo Matos, a 7 de julho de 1963, na Catedral da Cidade de Crato-CE. No início de 1964 foi nomeado professor do Seminário da Sagrada Família e cursou a Faculdade de Filosofia, à noite, e colou grau em Letras Anglo Germânicas, na cidade de Crato-Ce. Em março de 1968 foi transferido para a cidade de Natal-RN, onde foi nomeado Pároco da Paróquia de São Sebastião, no bairro do Alecrim e simultaneamente Diretor do Instituto Sagrada Família pelo período de 4 anos. Permaneceu na Paróquia até maio de 1991. Juntamente com a função de Pároco de São Sebastião, acumulava a Capelania da Marinha tendo sido nomeado Capelão a 16 de julho de 1979. Em maio de 1991 foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu exercendo a função de Capelão Naval, até abril de 1993, sendo transferido para Salvador-BA. Passou para reserva da Marinha em abril de 1994. Voltou para a cidade de Natal, sua Diocese de Origem, em maio de 1994, sendo lhe concedido uso de ordem para as capelas do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Planalto e a Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro de Petrópolis. Depois da Beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú, em 2002, no ano seguinte dom Heitor criou a Paróquia, no bairro do Planalto, cujo Padroeiro é o Beato Ambrósio Francisco Ferro e, nomeou Pe. Valdemar com pároco desta referida Paróquia, o9nde permanece até a presente data.

Meu trabalho, todos sabem /
 Eu batizo e digo missa / 
Prego a paz a a justiça / 
Um conselho, onde cabe, /
 No ministério de Padre, / 
A Paróquia dirigir / 
Por todos a Deus pedir /
 E ao Mártir Francisco Ferro /
 nos proteja, e eu não erro /
 No presente e no porvir.

Pe. Valdemar Fernandes de Pinho

Corpo de Dominguinhos é velado na Assembleia Legislativa de SP

Depois seguirá para Recife, no Pernambuco, onde será enterrado.
Músico, que sofria de câncer de pulmão, morreu na terça-feira (23) em SP.

 

Do G1 São Paulo
 
SELO DOMINGUINHOS (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)Músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira em
SP (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)
O corpo do músico Dominguinhos está sendo velado desde as 6h desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa de São Paulo, na região do Ibirapuera, na Zona Sul da capital. Depois, segundo seus familiares, seguirá para Recife, no Pernambuco, onde será enterrado.
O artista morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.
  •  
 Dominguinhos durante apresentação em São Luis do Paraitinga em 2011. (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo) Dominguinhos em apresentação em São Luís do
Paraitinga (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco 'Forró no Escuro' quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no fim de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”.
Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”

terça-feira, 23 de julho de 2013

Morre uma Estrela

Morre mais um bocadinho
Da musica de verdade
Da poesia mais pura
Transcrita em oralidade
Vai em Paz ó Dominguinhos
deixara muita saudade

72 anos de luta
De forro e de Baião
De estilos mais diversos
De tanta composição
Sempre tendo a sanfona
Por sua inspiração

Cabra lá de Garanhuns
aos 16 Abençoado
dito pelo próprio rei
pra levar o seu legado
e com essa honraria
não se fez-se de rogado

O tom Jobim do sertão
Incrível compositor
Mostrou a MPB
A sanfona o seu valor
E chegando de mansinho
De Grammy foi ganhador

E o filho de Chicão
Hoje fez a despedida
Foi tocar no paraíso
Sua valsa merecida
Abraçou a eternidade
dando adeus a essa vida

Sei que lutou bastante
Batalhou tão bravamente
Também sei que o seu legado
Nunca vai estar ausente
Foi um filho tão ilustre
De um nordeste carente

Artista de repertorio
Sanfona internacional
Agora esta tocando
Num palco celestial
De lembrança ao mestre lula
Que a saudade é sem igual.


(Wilton Silva)

Audiência na OAB Ceará apresenta proposta de reforma política

Advogados defendem criminalização de ilegalidades nas campanhas.
OAB pretende coletar 1,5 milhão de assinaturas defendendo o projeto.

 

Do G1 CE
 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou nesta terça-feira (23) em Fortaleza uma proposta de reforma política, que será apresentada ao Congresso Nacional após coletar 1,5 milhão de assinaturas. As assinaturas podem ser feita on-line no site Eleições Limpas.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, iniciou a campanha solicitando aos advogados e advogadas que participem da cruzada na defesa de uma reforma política abrangente que "atenda aos anseios da sociedade".
Segundo o projeto Eleições Limpas proposta pela OAB, estarão configuradas como práticas criminosas ações como dar, oferecer, prometer, solicitar, receber ou empregar, direta ou indiretamente, recursos de qualquer natureza, inclusive bens e serviços que não provenham de origem legalmente permitida.
“Devemos ouvir todos os setores para que possamos bem representar o sentimento da sociedade brasileira”, avalia o presidente da OAB, Marcus Vinícius, ressaltando a necessidade de uma reforma política.
Proposta no congresso
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, reafirmou neste sábado (20), após reunião do diretório nacional da sigla, que os petistas querem mudanças no sistema político e eleitoral já no ano que vem. Segundo Falcão, os membros do diretório definiram que ao menos o fim do financiamento privado de campanha deve valer em 2014.
“Para nós, as mudanças que deveriam ocorrer podem ser já para 2014. Foi isso que nós sentimos quando a população nas ruas manifestou o seu desagrado em relação ao sistema político atual. Pelo menos o fim do financiamento privado das eleições, que favorece o poder econômico, induz à corrupção, pelo menos esse item entendemos que deveria valer já para 2014”, disse Falcão.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Discurso do Papa Francisco no 1º dia de visita ao Brasil

Papa foi recebido pela presidente Dilma Rousseff no Aeroporto do Galeão.
Milhares acompanharam trajeto do papamóvel no Centro do Rio de Janeiro.

 

O Papa Francisco chegou ao Brasil às 15h43 desta segunda-feira (22) para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e saudou os jovens em seu primeiro discurso, no Rio de Janeiro. "Cristo bota fé nos jovens", afirmou o pontífice argentino, que faz sua primeira viagem internacional desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI. O Papa fica no país até domingo (28) e ainda visitará a cidade de Aparecida (SP), nesta quarta.
Leia a íntegra do discurso a seguir:
"Senhora Presidenta, Ilustres Autoridades, Irmãos e amigos!
Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucessor de Pedro. Dou graças a Deus pela sua benignidade.
Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta.
Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês!”
Saúdo com deferência a senhora presidenta e os ilustres membros do seu governo. Obrigado pelo seu generoso acolhimento e por suas palavras que externaram a alegria dos brasileiros pela minha presença em sua Pátria. Cumprimento também o senhor governador deste Estado, que amavelmente nos recebe na sede do governo, e o senhor prefeito do Rio de Janeiro, bem como os Membros do Corpo Diplomático acreditado junto ao governo brasileiro, as demais autoridades presentes e todos quantos se prodigalizaram para tornar realidade esta minha visita.
Quero dirigir uma palavra de afeto aos meus irmãos no Episcopado, sobre quem pousa a tarefa de guiar o Rebanho de Deus neste imenso País, e às suas amadas igrejas particulares. Esta minha visita outra coisa não quer senão continuar a missão pastoral própria do Bispo de Roma de confirmar os seus irmãos na Fé em Cristo, de animá-los a testemunhar as razões da Esperança que d’Ele vem e de incentivá-los a oferecer a todos as inesgotáveis riquezas do seu Amor.
O motivo principal da minha presença no Brasil, como é sabido, transcende as suas fronteiras. Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
Estes jovens provêm dos diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade.
Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens “botam fé” em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos.
Ao iniciar esta minha visita ao Brasil, tenho consciência de que, ao dirigir-me aos jovens, falarei às suas famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos, aos homens e às mulheres dos quais, em grande medida, depende o futuro destas novas gerações.
Os pais usam dizer por aqui: “os filhos são a menina dos nossos olhos”. Que bela expressão da sabedoria brasileira que aplica aos jovens a imagem da pupila dos olhos, janela pela qual entra a luz regalando-nos o milagre da visão! O que vai ser de nós, se não tomarmos conta dos nossos olhos? Como haveremos de seguir em frente? O meu auspício é que, nesta semana, cada um de nós se deixe interpelar por esta desafiadora pergunta.
A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos.
Concluindo, peço a todos a delicadeza da atenção e, se possível, a necessária empatia para estabelecer um diálogo de amigos. Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento!"

Já sinto o coração cheio de alegria, tuíta Papa rumo ao Rio de Janeiro

Avião do papa decolou às 3h55 (de Brasília).
Aeronave deve aterrissar no Rio às 16h desta segunda-feira.

 

Papa tuíta em avião rumo ao Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)Papa tuíta em avião rumo ao Rio (Foto: Reprodução)
O Papa Francisco expressou nesta segunda-feira (22), em sua conta na rede social Twitter enquanto voava rumo a Brasil, sua 'alegria' porque em breve estará no Rio de Janeiro para se encontrar com os jovens  na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
'Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ', tuítou o papa argentino durante o voo rumo ao Rio de Janeiro.
O avião que traz o Papa Francisco de Roma decolou às 8h55 (3h55 de Brasília) e deve aterrissar no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, às 16h.
Levado de helicóptero para o aeroporto, onde foi recebido pelo chefe do governo italiano, Enrico Letta, Francisco, o primeiro papa latino-americano da história chegou ao avião carregando sua própria bagagem de mão para a sua primeira viagem oficial ao exterior no posto de sumo pontífice.
Ele voa acompanhado do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone; do substituto ("número três' do Vaticano) da Secretaria de Estado, arcebispo Giovanni Angelo Becciu; e de integrantes desse departamento.
Também acompanham Francisco os cardeais Marc Oullet, canadense, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina; e João Braz de Aviz, brasileiro, prefeito regional da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.
Uma vez no Brasil se unirão ao séquito papal o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta; o cardeal presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, Raymundo Damasceno Assis; o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, do qual dependem as JMJs; e o núncio, Giovanni D'Aniello.
Também o acompanham Francisco o mestre de cerimônias pontifícias, Guido Marini; seu médico pessoal, Patrizio Polisca; o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri; seguranças do Vaticano e mais de meia centena de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.
Papa Francisco acena pouco antes de seu avião decolar de Roma. (Foto: Riccardo De Luca / AP Photo)Papa Francisco acena pouco antes de seu avião decolar de Roma. (Foto: Riccardo De Luca / AP Photo)

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ALUNOS DA ESCOLA GABRIEL BEZERRA APROVADOS EM VESTIBULARES E GANHADORES DE COMPUTADORES NO SPAECE

E.E.M. GABRIEL BEZERRA DE MORAIS
RELAÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO E PRU APROVADOS NO VESTIBULAR DA URCA – 2013.2
WELLYNGTON  RODRIGUES DA SILVA – ( Ciências Econômicas – NOITE)           3º A (PRU)
ÉDILA REGINA DA COSTA FRANCELINO – TOPOGRAFIA EM EDIFÍCIOS – NOITE)    3º A (PRU)
CICERA PALOMA DE OLIVEIRA SANTOS – (LETRAS – NOITE)   3º C  (PRU)
ADEILMA CALIXTO – (MATEMÁTICA)  3º C (TAMBÉM ENTROU NO SISU P/ MATEMÁTICA IFCE)
BRUNA RAVELLI PEREIRA SILVA – (ARTES VISUAIS) – 3º C (PRU)
MARIA ARRAIS DE SOUSA – (LETRAS) 3º C
JANAINA ALVES PEREIRA – (PEDAGOGIA) 3º A (PRU)
LARISSA MARIA DE OLIVEIRA – (TEATRO – MANHÃ) 3º B
CICERO DE SOUSA CARVALHO – (GEOGRAFIA )  3º A
VICTOR AFONSO PEREIRA DE OLIVEIRA – (BIOLOGIA)    3º A
FRANCISCO ERISSON BATISTA GOMES (MATEMATICA)  3º C   
CICERA VIVIANE PEREIRA (Enfermagem)  - Extensão (PRU)
ALESSANDRA ALVES DE PINHO (Geografia) – Extensão (PRU)
AMÂNCIO JÚNIOR QUEIROZ (Artes Visuais) – Extensão (PRU)
MARIA FEITOSA DE LIMA (Teatro) – Extensão (PRU)   
CAMILA MENDES MONTEIRO (Teatro)  - Extensão (PRU)
EX ALUNOS
Geisa Suseth Geografia (2012)
Leoneide Geografia (2012)
Raimunda Lucimária Matemática (2012)
Dayana Fernandes História (2012)
Antônio Carlos Pereira Letras (2012)
Elisiane Pedagogia (2012)
Aline Fernandes Pedagogia  (2012)
Liviane Gonçalves Ciências Biológica  (2012)
TALISSE GARCIA  GEOGRAFIA (2009)

RELAÇÃO DOS ALUNOS DO PRU CLASSIFICÁVEIS NO VESTIBULAR URCA 2013.2
MATHEUS EMANUEL TELES PEREIRA – EDUCAÇÃO FISICA
EDILÂNIA VIEIRA DA SILVA – LETRAS – NOTURNO
JOSÉ ANCHIETA SOARES DE MENESES –
JOELMA FERNANDES – PEDAGOGIA
AYALA RAYANE – LETRAS
HILDECY CIRIACO DA COSTA – LETRAS
ALAINE SOARES MARTINS – LETRAS
JARDÂNIA GONÇALVES FERREIRA – BIOLOGIA
DARLEY RODRIGUES DA SILVA – DIREITO
LIDIA BATISTA DA SILVA – PEDAGOGIA

ESTES SÃO OS ALUNOS CLASSIFICADOS E CLASSIFICAVEIS DO VESTIBULAR DA URCA 2013.2
SISU
Adeilma Calixto – Matemática (IFCE)
PROUNI
Darley Rodrigues – Bolsa Integral para enfermagem (Faculdade Leão Sampaio)

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE (FJN)
Velasques Ferreira Lima – Ciências Contábeis.

ALUNOS GANHADORES DE COMPUTADOR NO SPAECE 2012
Darley Rodrigues da Silva (2º ano 2012)
Elias Pereira Mendes (2º ano 2012) extensão
Francisca Cleidenilde de Sousa (2º ano 2012)
Willians Fernandes de Alcantara (2º ano 2012) extensão
Amanda Regina Carneiro da Silva (3º ano 2012)
Ana Júlia Gomes de Oliveira (3º ano 2012) extensão
Antonia Humberlania Correia de Oliveira (3º ano 2012) extensão
Enrique Bruno Lima Martins (3º ano 2012)
Franciel Rodrigues Dias (3º ano 2012)
Kenedy Anderson Bernardino (3º ano 2012)
Viviane Honorato Costa (3º ano 2012)

Cinturão das Águas garantirá segurança hídrica ao Ceará até 2040


dilma6A Presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes assinaram, nesta quinta-feira (18), a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Trecho I do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O documento também foi assinado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Todo o projeto, garantirá segurança hídrica ao estado até o ano de 2040.

Durante o ato de assinatura, a Presidenta relatou os desafios em oferecer segurança hídrica à população e, reconheceu no Ceará um estado, antes de tudo, forte pela sua capacidade de planejamento para conviver com a realidade do semiárido nordestino. “Poder garantir o direito fundamental de acesso a água dignifica o fato de eu ser Presidenta”, destacou. E emendou: “As águas vão rolar no Ceará”.

Já o governador Cid Gomes lembrou que o projeto do Cinturão das Águas é um projeto ousado, mas que o primeiro trecho, que compreende três lotes e um total de 158 quilômetros, começará a sair do papel. “Com o projeto, nós vamos conseguir alimentar e perenizar as diversas bacias do Ceará. Na oportunidade, Cid Gomes fez questão de destacar a atenção do Governo Federal com os cearenses. “Nunca o Ceará teve tanta dedicação do Governo Federal como tem tido com o governo da presidenta Dilma Roussef”, afirmou.

O ministro Fernando Bezerra garantiu que o CAC ampliará tanto a oferta de água, quanto a ampliação de águas irrigadas. Ele convidou a presidenta Dilma a conferir, no próximo mês de agosto, o que ele considera que será a maior frente de serviço de obra pública no Ceará: a integração do CAC com as obras do eixo norte da Transposição do São Francisco.


Cinturão das ÁguasCAC

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. Trata-se de um amplo sistema, a partir de um canal principal com 30 m3/s de vazão, capaz de abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais.


O investimento total chega a R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,1 bilhão de recursos federais e R$ 393,5 milhões de contrapartida do governo estadual. O Trecho autorizado beneficiará os municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós.



18.07.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
@governodoceara

ESCOLA GABRIEL BEZERRA DE MORAIS DIVULGA RELAÇÃO DE ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR DA URCA

E.E.M. GABRIEL BEZERRA DE MORAIS

RELAÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO E PRU APROVADOS NO VESTIBULAR DA URCA – 2013.2

WELLYNGTON  RODRIGUES DA SILVA – ( Ciências Econômicas – NOITE)           3º A (PRU)
ÉDILA REGINA DA COSTA FRANCELINO – TOPOGRAFIA EM EDIFÍCIOS – NOITE)    3º A (PRU)
CICERA PALOMA DE OLIVEIRA SANTOS – (LETRAS – NOITE)   3º C  (PRU)
ADEILMA CALIXTO – (MATEMÁTICA)  3º C (TAMBÉM ENTROU NO SISU P/ MATEMÁTICA IFCE)
BRUNA RAVELLI PEREIRA SILVA – (ARTES VISUAIS) – 3º C (PRU)
MARIO ALEX FERREIR A DE OLIVEIR A – (MATEMATICA) – 3º B
MARIA ARRAIS DE SOUSA – (LETRAS) 3º C
JANAINA ALVES PEREIRA – (PEDAGOGIA) 3º A (PRU)
LARISSA MARIA DE OLIVEIRA – (TEATRO – MANHÃ) 3º B
CICERO DE SOUSA CARVALHO – (GEOGRAFIA )  3º A
VICTOR AFONSO PEREIRA DE OLIVEIRA – (BIOLOGIA)    3º A
FRANCISCO ERISSON BATISTA GOMES (MATEMATICA)  3º C   
CICERA VIVIANE PEREIRA (Enfermagem)  - Extensão (PRU)
ALESSANDRA ALVES DE PINHO (Geografia) – Extensão (PRU)
AMÂNCIO JÚNIOR QUEIROZ (Artes Visuais) – Extensão (PRU)
MARIA FEITOSA DE LIMA (Teatro) – Extensão (PRU)   
CAMILA MENDES MONTEIRO (Teatro)  - Extensão (PRU)
EX ALUNOS
Geisa Suseth Geografia (2012)
Leoneide Geografia (2012)
Raimunda Lucimária Matemática (2012)
Dayana Fernandes História (2012)
Antônio Carlos Pereira Letras (2012)
Elisiane Pedagogia (2012)
Aline Fernandes Pedagogia  (2012)
Liviane Gonçalves Ciências Biológica  (2012)
TALISSE GARCIA  GEOGRAFIA

RELAÇÃO DOS ALUNOS DO PRU CLASSIFICÁVEIS NO VESTIBULAR URCA 2013.2
MATHEUS EMANUEL TELES PEREIRA – EDUCAÇÃO FISICA
EDILÂNIA VIEIRA DA SILVA – LETRAS – NOTURNO
JOSÉ ANCHIETA SOARES DE MENESES –
JOELMA FERNANDES – PEDAGOGIA
AYALA RAYANE – LETRAS
HILDECY CIRIACO DA COSTA – LETRAS
ALAINE SOARES MARTINS – LETRAS
JARDÂNIA GONÇALVES FERREIRA – BIOLOGIA
DARLEY RODRIGUES DA SILVA – DIREITO
LIDIA BATISTA DA SILVA – PEDAGOGIA

ESTES SÃO OS ALUNOS CLASSIFICADOI E CLASSIFICAVEIS DO VESTIBULAR DA URCA 2013.2

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Reitora Pró-Tempore da UFCA toma posse quinta

Suely Chacon (Foto: Agência Miséria)
A Profª Suely Salgueiro Chacon toma posse na próxima quinta, dia 18, no cargo de Reitora Pró-Tempore da Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição criada com o desmembramento do campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri. O evento será presidido pelo Prof. Jesualdo Pereira Farias, Reitor da UFC, no pátio da UFCA da UFC em Juazeiro do Norte, na av. Tenente Raimundo Rocha, s/n, no bairro Cidade Universitária.

A nomeação da Profª Suely Chacon foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 1º, em portaria do Ministério da Educação, sob o nº 570. A nova Reitora graduou-se em Economia e fez mestrado em Economia Rural na UFC e, pela Universidade de Brasília (UnB), fez doutorado em Desenvolvimento Sustentável. Ela foi escolhida a partir de lista tríplice composta também pelos professores Ricardo Ness e Selma Torres.

A Lei nº 12.826, que criou a Universidade Federal do Cariri, data de 5 de junho passado e foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff. A nova instituição de ensino superior do Ceará agregará os campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha – até então pertencentes à UFC – e os novos campi dos municípios de Brejo Santo e Icó, a serem construídos.

A professora Suely Salgueiro Chacon é graduada em Economia com mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ligada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). É também Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Avaliadora Institucional do MEC/INEP, Líder do Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS/UFCA) e Pesquisadora da Rede Clima (MCT-INPE-UnB-UFC).

Exerceu vários cargos na academia. Foi professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Campus do Cariri de 2008 a 2013, onde ocupou a Vice-Diretoria do Campus, coordenadora Acadêmica do Campus e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER).

Além disso, foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre os anos de 2009 e 2012. Na Universidade de Fortalzeza (Unifor) foi professora e pesquisadora de 1996 a 2008, onde desempenhou as funções de Coordenadora do curso de Economia e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Administrativas.

Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará

(CORECON-CE) em 2006 e 2007, e de Conselheira Federal pelo Ceará no Conselho Federal de Economia em 2007 e 2008. Tem experiência nas áreas de Economia, Socioeconomia, Meio Ambiente e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, organização social de pequenas comunidades, recursos hídricos, energia alternativa, gestão ambiental e economia.

Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 15 de julho de 2013

UECEVest está com inscrições abertas até 26 de julho


UeceO Curso Pré-Vestibular (UECEVest) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está com inscrição aberta até o dia 26 de julho de 2013. Os interessados podem dirigir-se à Coordenação do Cursinho, que funciona no Campus do Itaperi, no horário das 8 horas às 11h30min e das 13 horas às 17 horas. Além de oferecer laboratório de redação e específicas dos diversos cursos, no período entre a primeira e segunda fase do Vestibular da Uece, com provas simuladas, teste vocacional e minicursos temáticos. O UECEVest prepara também o candidato para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O aluno do Cursinho tem direito a camisa, apostilas e a carteira de estudante. Esta última, mediante pagamento de taxa estipulada pelo Diretório Central dos Estudantes e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza DCE/ETUFOR.

O aluno que optar pelos turnos da manhã, tarde ou noite pagará cinco parcelas de R$ 100,00 e realizando o pagamento até o dia 5 de cada mês terá desconto de 10%. O valor da taxa de matrícula é de R$ 100,00, que deve ser depositado na Agência 0008-6 conta nº 26166-1, do Banco do Brasil. O aluno de escola pública terá isenção de 100% na última parcela. No ato da matrícula são exigidos os seguintes documentos: Cópia da Identidade, do CPF, do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou outro documento comprobatório, duas fotos 3x4 e comprovante de endereço.

De acordo com o calendário do cursinho, as aulas terão início no dia 1º de agosto de 2013. O UECEVest Intensivo tem duração de seis meses. Segundo o coordenador geral, professor Eddie William de Pinho Santana, o UECEVest, ao longo de treze anos de funcionamento, já beneficiou mais de 12.000 jovens e continua atendendo à comunidade local.

OBS: O depósito da taxa de matrícula deve ser feito na boca do caixa e não em caixa eletrônico.

15.07.2013
Assessoria de Imprensa da Uece
Fátima Serpa ( fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)

Secretaria da Saúde (Sesa) alerta sobre saúde do homem nesta segunda-feira (15)


Dia do Homem15 de julho é comemorado o Dia Nacional do Homem. Com a intenção de alertar sobre atitudes de prevenção e promoção da saúde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) aproveita a data para orientar sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde. Uma equipe da Sesa fará uma mobilização no Shopping Benfica (Avenida Carapinima, 2200 - Benfica) nesta segunda-feira (15), das 14 horas às 19 horas. Serão distribuídos materiais educativos, como panfletos e folders, fazendo a informação circular, principalmente sobre o combate ao tabagismo e às doenças sexualmente transmissíveis. A distribuição de preservativos também fará parte das atividades programadas para a mobilização. Na ação de mobilização, as pessoas que circularem pelo shopping ficarão sabendo quais são e onde ficam as unidades de saúde com serviços especializados na atenção ao homem, entre eles, o Centro de Saúde do Meireles.

Os serviços de saúde são menos procurados pelos homens. Na maioria dos casos, não se previnem e só procuram quando sentem dores ou quando o quadro se agrava. Por isso o Centro de Saúde, unidade ligada a Secretaria (Avenida Antônio Justa, 3113 - Meireles), há três anos e meio passou a funcionar também à noite como opção de atendimento aos homens. A implantação do turno noturno, que funciona de segunda à sexta-feira, das 17 horas às 21 horas, é uma estratégia que possibilita o atendimento em saúde ao público masculino, para que não haja o comprometimento de um dia de trabalho, pretexto muitas vezes usado pelos homens para não cuidarem da própria saúde.

O atendimento tem início com um médico  em clínica geral. Depois da consulta, o médico pode encaminhar o paciente para a realização de exames laboratoriais, como de sangue  urina, e mais complexos, a exemplo da ultrassonografia de próstata, pélvica e abdominal,  feitos no próprio Centro. Dependendo do diagnóstico inicial, o paciente é encaminhado aos especialistas nas áreas de cardiologia, urologia, serviços em enfermagem, pequenas cirurgias e ginecologia, também sem sair do Centro. Todas essas especialidades são ofertadas no Meireles. A ginecologia assegura o tratamento conjunto das parceiras, como em doenças sexualmente transmissíveis entre o casal.

Próstata

Atualmente, o Programa Saúde do Homem do Centro de Saúde do Meireles atende uma média de 950 pacientes por mês. Em 2012, foram realizadas 9.478 consultas e, somente no primeiro semestre de 2013, foram atendidos 5.521 pacientes. Desse total, 1.775 foram atendimentos em clínica médica, 1.102 em urologia, 1.010 em serviços de enfermagem, 913 em ginecologia, 657 em cardiologia. Foram realizadas também 64 pequenas cirurgias, como biópsia de pênis e retirada do HPV. Especificamente no atendimento em urologia, o trabalho foca a prevenção do câncer de próstata, o tratamento de DST's e os distúrbios sexuais do homem. O câncer de próstata é um grave problema, que deve ser controlado. No Ceará, foram registrados 570 óbitos em 2010, caindo para 562 em 2011 e aumentando para 599 em 2012. A estimativa para 2013 é que sejam registrados 2.110 casos novos no Estado, sendo 490 apenas em Fortaleza, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O melhor é prevenir. Fazer o exame para ter o diagnóstico precocemente ainda é a melhor prevenção. 

Indicadores

Segundo o Censo 2010, divulgado pelo IBGE, há 96 homens para cada 100 mulheres no Brasil. No Ceará, Fortaleza é a cidade com a maior porcentagem de mulheres, com 53,2% da população total, índice que corresponde a 156.349 mulheres a mais que a população masculina, que representa 46,8%. Estudos mostram que os homens são mais acometidos por enfermidades graves e crônicas. No Brasil, os homens vivem 7,6 anos, em média, a menos do que as mulheres. O Ministério da Saúde lançou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, para promover a melhoria das condições de saúde da população masculina no Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da mortalidade desse grupo, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e da facilitação do acesso aos serviços de assistência à saúde.

15.07.2013
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara

sábado, 13 de julho de 2013

Expocrato será aberta oficialmente neste domingo

logomarca EXPOCRATO 2013Uma das maiores exposições centro-nordestinas de animas e produtos derivados começa no próximo domingo, com a Expocrato, em sua 62ª edição, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. A abertura oficial, com a presença de autoridades, será a partir das 19 horas e a expectativa é que a cidade receba de visitantes entre 14 e 21 de julho. A feira permite ainda boas oportunidades de faturamento para setores de confecções e calçados, hotelaria e gastronomia.

A Expocrato é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato, a Prefeitura Municipal do Crato e outros diversos parceiros, entre eles o Sebrae, Banco do Nordeste e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).

Segundo o presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Francisco Leitão Moura, o crescimento da festa a cada ano é bem visível e consegue se destacar no cenário estadual como a maior feira agropecuária do Ceará, a segunda maior do Nordeste, depois de Salvador, e está entre as cinco maiores do Brasil. “Serão mais de 7 mil animais, mesmo num período considerado de grande estiagem em toda a região Nordeste. É a maior exposição em termos de genética e padrão racial reunindo os melhores criadores do Brasil”, afirmou.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. "Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local", afirma.

Serão realizados durante os dias de festa três grandes leilões de animais, de várias raças, além das exposições internacional e pan-americana de cães. Haverá ainda concursos leiteiros de bovinos e caprinos, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos. “Com os leilões nós temos a oportunidade de promover o melhoramento genético do nosso rebanho, pois para a Expocrato vêm criadores com animais de alto padrão para serem comercializados”, destacou o secretário.


Outros dois grandes atrativos no parque se tornaram destaque todos os anos, além de uma tradição. São a minicasa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, coco e natural, além do mini engenho de cana-de-açúcar, com a moagem da cana para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção do parque, foram utilizadas na moagem cerca de 120 toneladas de cana. Cerca de 10 toneladas de farinha produzidas pelas associações de agricultores familiares do Cariri são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.


Além da programação técnica com premiação para os melhores animais e criadores, a festa ainda inclui shows de bandas e artistas como Toca do Vale, Edson Gomes, Garota Safada, Chiclete com Banana, Paralamas do Sucesso, Mastruz com Leite e Jorge & Mateus. A área reservada para os shows é de 420 mil metros quadrados. Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pessoas. A cultura popular conta com o espaço Mestre Elói dentro do parque.


A área de experimento agrícola, em diversas culturas serão contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão vários experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores.


O artesanato também ganha espaço significativo no espaço do Parque Pedro Felício Cavalcante, com a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próximo ao portão de entrada do Parque.


Para o secretário Nelson Martins, a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e capacitação. “Além das exposições e leilões temos diversos cursos de capacitação promovidos pela Ematerce e pela SDA, que reúnem um bom número de agricultores”.


Programação


Dia 14/7 – Domingo


08:00h ás 18:00h – Início de inscrição de animais para Torneio Leiteiro
14:00h ás 18:00h – Início da admissão, pesagem e mensuração das raças caprinos, ovinos e bovinos
19:00h – Abertura oficial do evento
22:00h – Shows com as bandas: SILVANO SALES, BONDE DO BRASIL, MUSA E LÉO GULHERME
Dia 15/7 – Segunda-Feira

08:00h ás 18:00h – Admissão de animais
08:00h ás 18:00h – Inscrição de animais para Torneio Leiteiro
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
22:00 h – Shows com as bandas: PARALAMAS DO SUCESSO, BABY SOM E LUIS MARCELO E GABRIEL
Dia 16/7 – Terça-Feira


08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
18:00h – 1º Ordenha Torneio Leiteiro de Caprinos
22:00h – 1º Ordenha Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: EDSON GOMES, CURTISAMBA E CANINANA DO FORRÓ

Dia 17/7 – Quarta-Feira


06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
08:00h ás 18:00 – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
14:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
18:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
18:00h – Encerramento de entrada de animais de curral
22:00h – 3º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: FORRÓ DAS ANTIGAS: LIMÃO COM MEL, MAGNÍFICOS, MASTRUZ COM LEITE E GERALDINHO LINS

Dia 18/7 – Quinta-Feira


06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
07:00h ás 17:00h – Início da saída de animais de currais
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
08:00h ás 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
14:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
18:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
20:00h – LEILÃO RAINHA DO LEITE
22:00h – 3º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: SORRISO MAROTO, TOCADO VALE, FORRÓ 100% E FORRÓ REAL


Dia 19/7 – Sexta-Feira


06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
08:00h ás 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
08:00h ás 18:00h – Exposição Nordestina de Pônei
14:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
18:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
20:00h – LEILÃO DORPER SHOW
22:00h – 3º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: CHICLETE COM BANANA, GABRIEL DINIZ, COLEGUINHAS E SACODE

Dia 20/7 – Sábado


08:00h ás 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
10:00 ás 20:00h – V EXPOCÃES – Exposição Pan-americana
20:00h – X LEILÃO EXPOCRATO SHOW CAPRINOS E OVINOS
22:00h – Shows com as bandas: GAROTA SAFADA, HARMONIA DO SAMBA, CURTIÇÃO E MATHEUS FERNANDES

Dia 21/7 – Domingo


11:00h – Encerramento com entrega de premiação e desfile dos animais premiados no evento
10:00 às 20:00h – V EXPOCÃES – Exposição Pan-americana
12:00h – Confraternização com criadores e tratadores
13:00h – Liberação de animais de pavilhões
22:00h – Shows com as bandas: JORGE E MATEUS, ARREIO DE OURO, FORRÓ DO MOVIMENTO E RAMON SHINAYDER

Local: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, rua Rui Barbosa, 305, Crato-Ceará


12.07.2013

Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Expocrato será aberta oficialmente neste domingo

logomarca EXPOCRATO 2013Uma das maiores exposições centro-nordestinas de animas e produtos derivados começa no próximo domingo, com a Expocrato, em sua 62ª edição, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. A abertura oficial, com a presença de autoridades, será a partir das 19 horas e a expectativa é que a cidade receba de visitantes entre 14 e 21 de julho. A feira permite ainda boas oportunidades de faturamento para setores de confecções e calçados, hotelaria e gastronomia.

A Expocrato é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato, a Prefeitura Municipal do Crato e outros diversos parceiros, entre eles o Sebrae, Banco do Nordeste e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).

Segundo o presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Francisco Leitão Moura, o crescimento da festa a cada ano é bem visível e consegue se destacar no cenário estadual como a maior feira agropecuária do Ceará, a segunda maior do Nordeste, depois de Salvador, e está entre as cinco maiores do Brasil. “Serão mais de 7 mil animais, mesmo num período considerado de grande estiagem em toda a região Nordeste. É a maior exposição em termos de genética e padrão racial reunindo os melhores criadores do Brasil”, afirmou.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. "Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local", afirma.

Serão realizados durante os dias de festa três grandes leilões de animais, de várias raças, além das exposições internacional e pan-americana de cães. Haverá ainda concursos leiteiros de bovinos e caprinos, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos. “Com os leilões nós temos a oportunidade de promover o melhoramento genético do nosso rebanho, pois para a Expocrato vêm criadores com animais de alto padrão para serem comercializados”, destacou o secretário.


Outros dois grandes atrativos no parque se tornaram destaque todos os anos, além de uma tradição. São a minicasa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, coco e natural, além do mini engenho de cana-de-açúcar, com a moagem da cana para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção do parque, foram utilizadas na moagem cerca de 120 toneladas de cana. Cerca de 10 toneladas de farinha produzidas pelas associações de agricultores familiares do Cariri são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.


Além da programação técnica com premiação para os melhores animais e criadores, a festa ainda inclui shows de bandas e artistas como Toca do Vale, Edson Gomes, Garota Safada, Chiclete com Banana, Paralamas do Sucesso, Mastruz com Leite e Jorge & Mateus. A área reservada para os shows é de 420 mil metros quadrados. Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pessoas. A cultura popular conta com o espaço Mestre Elói dentro do parque.


A área de experimento agrícola, em diversas culturas serão contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão vários experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores.


O artesanato também ganha espaço significativo no espaço do Parque Pedro Felício Cavalcante, com a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próximo ao portão de entrada do Parque.


Para o secretário Nelson Martins, a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e capacitação. “Além das exposições e leilões temos diversos cursos de capacitação promovidos pela Ematerce e pela SDA, que reúnem um bom número de agricultores”.


Programação


Dia 14/7 – Domingo


08:00h ás 18:00h – Início de inscrição de animais para Torneio Leiteiro
14:00h ás 18:00h – Início da admissão, pesagem e mensuração das raças caprinos, ovinos e bovinos
19:00h – Abertura oficial do evento
22:00h – Shows com as bandas: SILVANO SALES, BONDE DO BRASIL, MUSA E LÉO GULHERME
Dia 15/7 – Segunda-Feira

08:00h ás 18:00h – Admissão de animais
08:00h ás 18:00h – Inscrição de animais para Torneio Leiteiro
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
22:00 h – Shows com as bandas: PARALAMAS DO SUCESSO, BABY SOM E LUIS MARCELO E GABRIEL
Dia 16/7 – Terça-Feira


08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
18:00h – 1º Ordenha Torneio Leiteiro de Caprinos
22:00h – 1º Ordenha Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: EDSON GOMES, CURTISAMBA E CANINANA DO FORRÓ

Dia 17/7 – Quarta-Feira


06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
08:00h ás 18:00 – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
14:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
18:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
18:00h – Encerramento de entrada de animais de curral
22:00h – 3º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: FORRÓ DAS ANTIGAS: LIMÃO COM MEL, MAGNÍFICOS, MASTRUZ COM LEITE E GERALDINHO LINS

Dia 18/7 – Quinta-Feira


06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
07:00h ás 17:00h – Início da saída de animais de currais
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
08:00h ás 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
14:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
18:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
20:00h – LEILÃO RAINHA DO LEITE
22:00h – 3º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: SORRISO MAROTO, TOCADO VALE, FORRÓ 100% E FORRÓ REAL


Dia 19/7 – Sexta-Feira


06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
08:00h ás 17:00h – Palestra/Oficina
08:00h ás 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
08:00h ás 18:00h – Exposição Nordestina de Pônei
14:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
18:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos
20:00h – LEILÃO DORPER SHOW
22:00h – 3º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
22:00h – Shows com as bandas: CHICLETE COM BANANA, GABRIEL DINIZ, COLEGUINHAS E SACODE

Dia 20/7 – Sábado


08:00h ás 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos
10:00 ás 20:00h – V EXPOCÃES – Exposição Pan-americana
20:00h – X LEILÃO EXPOCRATO SHOW CAPRINOS E OVINOS
22:00h – Shows com as bandas: GAROTA SAFADA, HARMONIA DO SAMBA, CURTIÇÃO E MATHEUS FERNANDES

Dia 21/7 – Domingo


11:00h – Encerramento com entrega de premiação e desfile dos animais premiados no evento
10:00 às 20:00h – V EXPOCÃES – Exposição Pan-americana
12:00h – Confraternização com criadores e tratadores
13:00h – Liberação de animais de pavilhões
22:00h – Shows com as bandas: JORGE E MATEUS, ARREIO DE OURO, FORRÓ DO MOVIMENTO E RAMON SHINAYDER

Local: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, rua Rui Barbosa, 305, Crato-Ceará


12.07.2013

Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA